8 de abril de 2009

Japão vai vender robôs enfermeiros até 2014


Robôs especificamente desenhados para oferecer cuidados a pacientes e serviços de enfermaria estarão disponíveis nas residências japonesas em no máximo cinco anos, afirmou nesta quarta-feira (25/03) o governo japonês.


Baseado nessa projeção, o governo e as indústrias do setor privado vão acelerar seus esforços para formular os padrões básicos de segurança para que os robôs-enfermeiros possam cuidar de seus pacientes com toda tranqüilidade.


Para criar um mercado para esses novos robôs, representantes do governo acreditam que o mais importante é que as regras e procedimentos seguidos pelos robôs sejam estipulados por uma terceira parte. A Organização para o Desenvolvimento Industrial, Tecnológico e de Novas Energias, uma entidade ligada ao governo, vai lançar um projeto de cinco anos agora em abril que irá se concentrar em melhorar as normas de tecnologia e segurança para a próxima geração de robôs.


De acordo com pesquisas junto a empresas e à população, a visão é que os robôs terão um papel fundamental em dar assistência à população de terceira idade.


Hoje em dia, cerca de 7% dos robôs industriais em todo o mundo são produzidos por companhias japonesas. A expectativa do governo é que esse setor possa crescer e se tornar uma nova fonte de renda para empurrar o crescimento da economia.


Somente no Japão, o mercado de robôs deve alcançar US$ 63 bilhões em 2025, dos quais pelo menos US$ 43 bilhões estariam ligados às funções de enfermagem e cuidados pessoais, garantem representantes do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário